sábado, 12 de julho de 2008

MAX (MAXIMILLIAN) WEBER: PENSAMENTO SOCIAL

MAX (MAXIMILLIAN) WEBER PENSAMENTO SOCIAL

Acróstico-histórico-sociológico Nº 1827
Por Sílvia Araújo Motta

M-Max Weber, em oposição ao holismo de Durkheim e Marx
A-Acaba por desenvolver uma SOCIOLOGIA essencial
X-“X” baseada na realidade individual histórica.
I-Interação entre o sujeito e o objeto permite
M-Mostrar a conexão existente com a realidade.
I-Importantes são os conceitos metodológicos na
L-Ligação aos TIPOS IDEAIS na busca da objetividade,
L-Logo, ao capitalismo, feudalismo, patrimonialismo,
I-Integrados à religião, ao protestantismo produzem
A-A história social, sujeita à transformação real,
N-Na abordagem da escolha racional individual.
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W-Weber afirma que o indivíduo é que tem a possibilidade
E-Essencial, de dar significado à realidade social. É
B-Bem radical no argumento da inspiração subjetiva!
E-Em Ciências Humanas devem compreender os fenômenos sociais,
R-Realmente, a partir das atitudes mentais conferidas às ações.
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P-Pode-se atribuir ao sociólogo-alemão MAX WEBER
E-Em literatura sociológica, na própria história,
N-Na contrapartida metodológica que apresenta,
S-Sério debate da realidade entre a
A-Abordagem Individualista e a Coletiva.Weber vê
M-Max nas bases com uma crítica ao imperialismo do
E-Economismo egoísta dos agentes sociais,
N-No individualismo metodológico
T-Traz concepções de Tomas Hobbes que afirmou:
O-“O HOMEM É O LOBO DO HOMEM.”
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S-Sua concepção está em John Locke também,
O-O Estado com o DIREITO NATURAL de propriedade...
C-Como a AÇÃO humana passou a ser CENTRAL, a
I-INDIVIDUALIDADE passou a ser um IMPÉRIO:
A-A força da COMPETÊNCIA traz propriedades,
L-Liberdade, vida, conhecimento, bens.
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Belo Horizonte, 4 de junho de 2008.

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